LISBOA | A Cidade dos ELEVADORES que são MONUMENTOS NACIONAIS
Depois de falarmos do Eléctrico mais famoso de Lisboa, não poderíamos deixar de fora os não menos famosos elevadores e ascensores de Lisboa!
Lisboa é conhecida pelas suas sete colinas, onde foi erguida e onde está ladeada por elas.
Para se chegar a todas as elas e facilitar o deslocamento das pessoas, no fim do século XIX e inícios do século XX, foram construídos elevadores e ascensores na capital de Portugal.
Inicialmente alimentados por água, os famosos funiculares lisboetas são agora movidos a energia elétrica, continuando, assim, a ser a maneira mais amiga do ambiente para subir e descer as colinas da cidade.
Também já foram castanhos, passando ao amarelo de hoje na década de 1930.
E hoje, para além de serem todos classificados como Monumento Nacional, são um verdadeiro ex-libris da cidade!
ASCENSOR DO LAVRA
RUA DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO – JARDIM MIRADOURO DO TOREL
O Ascensor do Lavra foi inaugurado a 19 de Abril de 1884, foi o primeiro ascensor de Lisboa e também é o menos conhecido.
É usado para visitar o Miradouro do Torel, a rota é feita pela íngreme Calçada do Lavra.
Tem uma capacidade para 42 pessoas.
Fonte: We Love Lisbon
ASCENSOR DA GLÓRIA
PRAÇA DOS RESTAURADORES – MIRADOURO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
O Ascensor da Glória foi inaugurado a 24 de Outubro de 1885 e faz a ligação entre a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto (Miradouro de São Pedro de Alcântara), através da Calçada da Glória.
Apesar de ter uma viagem de apenas 275 metros é o elevador mais procurado e usado.
Fonte: Mapio.net
ASCENSOR DA BICA
CAIS DO SODRÉ – BAIRRO ALTO
O Ascensor da Bica foi inaugurado a 28 de Junho de 1892 e faz a ligação entre a Rua de São Paulo, junto aos Cais do Sodré e o Largo do Calhariz junto ao Bairro Alto.
A par com o Eléctrico 28, que falamos neste post, também este elevador é bastante “intagramável”, deve ser o elevador com mais fotografias nas redes sociais, talvez por ter uma subida bastante ingrime e pitoresca na Rua da Bica de Duarte Belo com o Tejo como pano de fundo.
Fonte: Wikipedia
ELEVADOR DE SANTA JUSTA
BAIXA – CARMO
O Elevador de Santa Justa foi inaugurado a 10 de Julho de 1902 e faz a ligação entre a Rua do Ouro (na Baixa de Lisboa), ao Largo do Carmo, na parte alta.
Com 45 metros de altura, é um trabalho do engenheiro português (de origem francesa) Raoul Mesnier de Ponsard, comumente referido como discípulo de Gustave Eiffel, uma informação que outros referem que não está confirmada.
É uma torre neogótica em ferro fundido, embelezada com trabalhos em filigrana, e oferece uma bela vista de 360 graus sobre a cidade.
DICA
Estes quatro elevadores fazem parte da rede de transporte público de Lisboa e é gerido pela Carris, uma empresa de transporte público.
Isso significa que um passeio no Elevador está incluído na passagem de transporte público 24 horas.
Pode ser comprado em qualquer estação de metro ou nos postos de venda da carris por € 6.40 (e que dá acesso a toda a rede urbana da Carris e do Metropolitano de Lisboa).
Podem ser todas as informações aqui.
Créditos da Fotografia de destaque:Kit Suman on Unsplash
Para lerem todos os posts sobre Lisboa, podem espreitar aqui:
LISBOA
Para entrarem a bordo deste cruzeiro e seguir todos os posts, é aqui que os encontram:
CRUZEIRO MEDITERRÂNEO OCIDENTAL
O ponto de encontro é aqui:
Blog Até Já!
Nota Importante:
Se alguma Agência de Viagem, Operador Turístico, empresa ligado ao sector das viagens e do turismo ou qualquer meio de difusão quiser usar este ou outro conteúdo meu, agradeço que me peçam autorização e que usem os devidos créditos.
Se quiser receber a Newsletter do Até já, basta inscrever-se na barra lateral lado direito.
Fico feliz por estarmos mais perto!
Já me seguem nas redes sociais?