CRUZEIROS,  DESTINOS,  ROTEIROS & DICAS

CRUZEIRO DUBAI + GOLFO PÉRSICO | OMÃ – Duas actividades maravilhosas em KHASAB

E depois do Dubai, Abu Dhabi, Sir Bani Mas, chegámos a Omã, mais propriamente a Khasab!

Khasab é a capital da península de Musandam, um enclave de Omã, que é rodeado pelos Emirados Árabes Unidos (EAU). 

A cidade está localizada a 500 kms da capital do país,  Muscat, e é apelidada de “Noruega da Arábia” devido aos seus Fiordes. 

O porto natural serviu de abrigo desde há muito a navegadores que por aqui passam e fogem dos mares difíceis que por vezes aqui existem. 

 

 

Ao contrário de muitas cidades que foram construídas em terrenos elevados para permitirem a sua defesa, Khasab foi concebida como um ponto de apoio para fornecimento de tâmaras e água potável para os navios portugueses que navegavam através do Estreito de Ormuz.

O acesso à área por terra era virtualmente impossível até que uma estrada costeira foi construída, já neste século, permitindo o acesso rápido a partir dos EAU. 

Khasab tornou-se, assim, um destino popular para fim-de-semana as pessoas que vivem nos EAU.

Sugerem-se duas actividades para uma visita de um dia à região de Khasab. 

 

#1 VISITAR KHASAB & BUKHA

A primeira das actividades é realizar uma visita ao pitoresco Forte de Khasab, construído no século XVII pelos portugueses na tentativa de controlar o comércio marítimo no Estreito de Ormuz. 

O forte foi erguido para impedir ataques do mar. 

A madeira de teca da Índia foi usada para a sua edificação e o telhado foi construído a partir de uma mistura de folhas de palmeira e argila. 

Dentro de suas paredes baixas e ameadas, o forte contém uma grande torre central que se pensa que antecede o próprio forte. 

A estrutura actual é o resultado de um extenso trabalho de restauração realizado no final do século XX. A localização do forte oferece excelentes vistas para uma boa foto. 

Poderá, posteriormente, continuar o passeio ao longo da estrada costeira durante cerca de uma hora até Bukha, que faz fronteira com o Emirado de Ras al Khaima, um dos sete emirados dos EAU. 

No caminho, pode aproveitar a paisagem espectacular ao longo desta rota costeira incrivelmente bela e fazer o gosto ao dedo tirando espectaculares “chapas”. 

Com vista para o mar e com um cenário de montanhas, o Fort at Bukha é a paragem final do passeio e oferece mais vistas de tirar o fôlego do cenário deslumbrante.

 

 

#2 PASSEIO DE BARCO (DHOW) PELOS FIORDES

A segunda actividade, que foi a que fizemos e recomendamos, é realizar um passeio de barco (dhow) pelos fiordes de Khasab.

Os dhows estão ancorados perto do terminal de cruzeiros, pelo que se chegar a Khasab vindo de um cruzeiro, terá apenas que caminhar cerca de 5 minutos.

Entrámos no dhow, com o convés todo coberto por carpetes que ocupavam a totalidade do espaço disponível.

O “tecto” era em tecido, o que proporcionava uma sombra extremamente agradável. 

Fomos convidados a sentar nas almofadas que estavam colocadas nas laterais do barco.

 

 

À medida que o dhow faz o seu caminho através destas águas turquesa, maravilhosamente calmas, cercadas por falésias brancas, pode dar um mergulho refrescante quando as âncoras se encontram nas proximidades da Ilha do Telegraph.

A ilha foi um antigo posto de transmissão de telégrafo dos ingleses durante o século XIX, que foi abandonada em 1870 e que hoje apenas restam as suas ruínas. 

É um local muito frequentado pelos turistas, para nadar à sua volta, e aproveitar as excelentes condições que esta tem para a prática do snorkel

E, se tiver a nossa sorte, será visitado por uma simpática família de golfinhos. 

Caso contrário, não dará o seu tempo por pedido uma vez que as vistas de tirar o fôlego das montanhas desprovidas de vegetação irão certamente fixar a sua atenção.

 

Créditos da Fotografia: Até já!

 

 

Para entrarem a bordo deste cruzeiro e seguir todos os posts, é aqui que os encontram:

CRUZEIRO DUBAI

 

 

Nota Importante:

Se alguma Agência de Viagem, Operador Turístico, empresa ligado ao sector das viagens e do turismo ou qualquer meio de difusão quiser usar este ou outro conteúdo meu, agradeço que me peçam autorização e que usem os devidos créditos.

 

 

Se quiser receber a Newsletter do Até já,  basta inscrever-se na barra lateral lado direito.

Fico feliz por estarmos mais perto!

 

 

 

Já me seguem nas redes sociais?

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *