TIM VIEIRA FLIX,  Volta ao Mundo

Tim Vieira World Trip #25 | Next Stop: JAPÃO!

Ontem foi dia de diário da semana e foi também dia de dizer adeus a Singapura!

Japão é o próximo país a ser visitado pela Família Vieira.

Quanto a mim… um dos meus preferidos, mas vamos lá conhecer um pouco deste País!

 

Fonte: matadornetwork

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Japão é um país insular da Ásia Oriental.

Fica localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia.

Estendendo-se no Mar de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul.

Segundo estimativas do FMI para em 2019, o Japão possui a 10.ª maior população do Mundo, com cerca de 126,2 milhões de habitantes.

A região de Tóqui–Yokohama é a maior área urbana do Mundo, com mais de 38,5 milhões de habitantes.

Os caracteres que compõem o nome Japão significam: “Origem do Sol”, motivo pelo qual o Japão é por vezes identificado como a “Terra do Sol Nascente”.

 

Fonte: Creta Viagens

O Japão é um arquipélago com 6 852 ilhas, das quais as quatro maiores são Honshu (onde se situa Tóquio), Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representado em conjunto 97% da área terrestre nacional.

Entre as demais ilhas há uma especialmente célebre, a ilha de Okinawa (situado no arquipélago do mesmo nome) pelo menos pelas seguintes razões:

Pelo facto de ser bastante mais a Sul, constitui um destino de sol e praia, havendo praias em algumas ilhas do arquipélago abertas todo o ano.

Por ser em Okinawa que se situa a principal base americana no Japão

E por ser a terra Natal de Mr. Senhor Miyagi, o mestre de Karaté na série de filmes Karate Kid, rodada nos anos 80, interpretado por Pat Morita.

A maior parte das ilhas é região montanhosa, com muitos vulcões como por exemplo, os Alpes Japoneses e o belíssimo Monte Fuji.

Desde a Constituição de 1947, a 1.ª aprovada no pós-II Guerra Mundial, o Japão é uma monarquia constitucional, com um parlamento eleito e um imperador hereditário.

 

Fonte: intrepidtravel

ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO

O Japão tem um padrão de vida muito elevado, o 17º maior no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, tem a maior expectativa de vida do Mundo (86 anos para os homens e 90 anos para as mulheres) e a 3.ª menor taxa de mortalidade infantil.

O Japão é também reconhecido como uma grande potencia economia, possui a 3.ª maior economia do Mundo em PIB nominal expressos em dólares (a seguir aos EUA e à China) e a 4.ª maior quando o PIB em dólares é ajustado de poder de compra (a seguir à Índia, mas que tem uma população 10 vezes superior).

É também o 4.º país que mais exporta e o 4.º maior importador do Mundo, para além de ser o único país asiático membro do G7 (o um grupo internacional composto pelas tradicionalmente definidas com as sete economias mais avançadas do Mundo: Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido).

O Japão também faz parte do G20, grupo formando pelas 19 maiores economias do Mundo mais a União Europeia.

A moeda local é o Iene (código: JPY). Além dos bancos, existem caixas automáticas nas agências de correios ou nas lojas de conveniência como as “Seven Eleven”, “Family Mart”, “Lawson”, onde se pode fazer levantamentos em numerário.

 

Fonte: worldyeti

SEGURANÇA E TURISMO

O Japão é um país muito seguro e acolhedor, onde o turismo está em franco desenvolvimento.

Os fenómenos naturais como sismos, maremotos, erupções vulcânicas ou tufões ocorrem, contudo, com relativa frequência.

 

Fonte: aptouring

CLIMA E LÍNGUA

O Japão tem geralmente um clima ameno. As estações do ano são bem distintas.

De Outubro a Maio, o clima na ilha de Honshu (Tóquio, Nagoia, Osaka, Hiroxima, Quioto etc.), é o melhor período para viajar e descobrir o Japão.

Junho é o mês de chuva com calor e muita humidade. Entre Julho e Setembro, o clima é extremamente quente e húmido e o Centro e Sul do Japão são, por vezes, assolados por tufões, que ocasionalmente provocam danos graves.

A ilha de Hokkaido, a maior e a mais setentrional, tem clima mais frio, sendo frequente neve no Inverno e Verões mais frescos.

O único idioma oficial é o japonês. O estudo de inglês é obrigatório no sistema de ensino.

No entanto, não é fácil, sobretudo fora de locais eminentemente turísticos, mesmo nos centros urbanos, comunicar facilmente noutra língua que não a nipónica, pelo que é aconselhável familiarizar-se com algum vocabulário básico de japonês.

 

Créditos da fotografia de destaque: The Times

 

Não se esqueçam de ficar desse lado a acompanhar a Volta o Mundo do Tim Vieira com a família!

 

Até já, ou melhor… até ao próximo episódio!

 

O ponto de encontro é aqui:

Blog Até Já!

Facebook

Instagram

 

E quem quiser subscrever a Newsletter do Até Já, receberá notícias no e-mail sobre esta viagem!

Explico em baixo como se faz a subscrição gratuita.

 

Para assistir à Tim Vieira Flix – Volta ao Mundo clique aqui!

 

Nota Importante:

Se alguma Agência de Viagem, Operador Turístico, empresa ligado ao sector das viagens e do turismo ou qualquer meio de difusão quiser usar este ou outro conteúdo meu, agradeço que me peçam autorização e que usem os devidos créditos.

 

 

Se quiser receber a Newsletter do Até já,  basta inscrever-se na barra lateral lado direito.

Fico feliz por estarmos mais perto!

 

 

 

Já me seguem nas redes sociais?

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *