TIM VIEIRA FLIX,  Volta ao Mundo

Tim Vieira World Trip #54 | Foram só 11 países, mas muito ESPECIAIS 

Foram 11 países. 11 países num total de 193 países membros da ONU parece pouco.

Mas estes foram países especiais.

Foram os maiores países de cada um dos quatro continentes em que passaram.

A Rússia é, simultaneamente, o maior país da Europa e da Ásia, uma vez que o seu território na Europa é maior que o de qualquer outro país europeu e o seu território asiático é maior do que o da China, o 2.º maior país da Ásia.

Passaram ainda pelo maior país da Oceania, a Austrália, e pelo maior país da América, o Canadá.

Na realidade a família Vieira visitou quatro dos seis maiores países do Mundo: a Rússia (1.º), Canadá (2.º);  China (3.º) e Austrália (6.º), faltando apenas os EUA (4.º) e o Brasil (5.º).

Em termos de população, visitaram também o país mais populoso da Ásia e do Mundo  (China), da Europa (Rússia, o 9.º país mais populoso do Mundo) e da Oceânia (Austrália).

Entre o top 20 do Mundo, visitaram o Japão (10.º), o Vietname (16.º) e a Tailândia (20.º).

Já em termos de densidade populacional, a Mongólia (2.º país a ser visitado pela família Vieira) ocupa o lugar de país menos povoado do Mundo, sendo que o 3.º país com menos densidade populacional também foi visitado: a Austrália.

Já nos lugares cimeiros da tabela temos Singapura, que ocupa o 2.º lugar, logo atrás do principado do Mónaco.   

Em termos económicos, a maior economia do Mundo com o PIB expresso em dólares é os EUA, mas quando há um ajustamento do poder aquisitivo do dinheiro (dólares ajustados da paridade do poder de compra), a China é a maior economia da Ásia e do Mundo.

Mas visitaram também o Japão (3.ª maior economia quando medida em dólares e a 4.ª em dólares ajustados), a Rússia (a 10.ª maior em dólares e a 6.ª maior em dólares ajustados) e a Tailândia (a 16.ª maior em dólares e a 17.ª maior em dólares ajustados).

Já em termos de rendimento per capita, em dólares ajustados, o ranking é bastante diferente e, de um modo geral, liderado por pequenos países.

E nesse ranking o 3.º mais rico país do Mundo foi também visitado pela família Vieira, Singapura, que vem neste ranking atrás do Qatar e do Luxemburgo. No top 30 do Mundo, passaram ainda pela Austrália (19.º), o Canadá (21.º) e o Japão (28.º).    

Há um outro ranking onde os países da viagem estão mesmo muito bem representados: no Índice de Liberdade Económica da fundação americana The Heritage Foundation.

Na realidade, no Top 10 temos Singapura (2.º), a Nova Zelândia (3.º), a Austrália (5.º) e o Canadá (8.º), sendo que o 1.º lugar do ranking não é ocupado por um país independente, mas por uma região especial da China, Hong Kong.

Já falámos de 10 dos 11 países. Só falta um: a Malásia. Não está especialmente bem posicionada em qualquer dos rankings que referimos. Mas que tem uma característica muito própria.

A Malásia é um das poucas monarquias electivas do Mundo, ou seja, em que o Rei é eleito. O Rei ou Yang di-Pertuan Agong é eleito para um período de cinco anos.

Nove governantes hereditários dos diversos Estados malaios formam o Conselho dos Governantes que irá determinar o próximo Rei. 

  

 

É incrível as várias formas como podemos olhar para esta viagem!

Estamos a chegar à recta final, mas fiquem desse lado que ainda há mais posts sobre a Volta ao Mundo!

 

 

 

Até já, ou melhor… até ao próximo episódio!

 

O ponto de encontro é aqui:

Blog Até Já!

Facebook

Instagram

 

E quem quiser subscrever a Newsletter do Até Já, receberá notícias no e-mail sobre esta viagem!

Explico em baixo como se faz a subscrição gratuita.

 

Para assistir à Tim Vieira Flix – Volta ao Mundo clique aqui!

 

Nota Importante:

Se alguma Agência de Viagem, Operador Turístico, empresa ligado ao sector das viagens e do turismo ou qualquer meio de difusão quiser usar este ou outro conteúdo meu, agradeço que me peçam autorização e que usem os devidos créditos.

 

 

Se quiser receber a Newsletter do Até já,  basta inscrever-se na barra lateral lado direito.

Fico feliz por estarmos mais perto!

 

 

 

Já me seguem nas redes sociais?

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *