DESTINOS,  ROTEIROS & DICAS

LISBOA | 4 DESTINOS INCRÍVEIS A MENOS DE 150 KM DE LISBOA

Lisboa tem muito para ver mas tem a particularidade de deixar as pessoas tão apaixonadas por ela, que voltam frequentemente!

Depois de baterem o pé pela capital, há muito mais para ver.

E tal como nos imperdíveis, foi difícil escolher apenas 4 destinos a menos de 150 km de Lisboa que mereçam uma visita.

Escolhemos Sintra, Cascais, Óbidos e Fátima!

De fora fica a encantadora margem sul com a uma vasta costa (da Caparica) de praias, a Ericeira, as Azenhas do Mar, a Comporta, Évora, Setúbal e mais uns quantos destinos que ficam a menos de 150 km de Lisboa e que são lindíssimos!

 

Fonte: Sean Pavone/Shutterstock

SINTRA

Sintra é um sítio mágico que uma vez que se vá lá, nunca mais se esquece!

É riquíssima em beleza natural, história e cultura.

Enigmática em cada ruela, extravagante na sua natureza e romântica em cada cheiro.

Durante muito tempo um santuário real, o seu terreno arborizado está cravejado de quintas e palácios em tons de pastel.

O Palácio Nacional de Sintra, de estilo mourisco e manuelino, distingue-se pelas duas deslumbrantes chaminés idênticas e pelos elaborados azulejos.

O Palácio Nacional da Pena do século XIX, no topo da colina, é conhecido pelo design extravagante e pelas vistas deslumbrantes e foi eleito em 2007 uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Enfim, Sintra é mágica por tudo isto e muito mais!

Distância desde Lisboa: cerca de 28 km.

 

Fonte: Lisbonne Idee

CASCAIS

Poderíamos dizer que Cascais está ao nível de Saint-Tropez (o que falta é ter atracados iates como os que estão naquela cidade francesa), mas na verdade, não somos nós que dizemos…

Várias pessoas que vamos conhecendo pelo Mundo, que ao descreverem Cascais dizem sempre essa frase.

Cascais fica muito perto de Lisboa e é um refúgio belíssimo de tranquilidade e vista surpreendente.

É muito conhecida pelas lindas praias e a sua agradável marina.

Mas também, é conhecida pelo centro histórico, que alberga a medieval Fortaleza da Nossa Senhora da Luz e o Palácio da Cidadela, um antigo retiro real.

É uma zona lindíssima, que permiti uns belos passeios a pé, comer um belo frango na Casa da Guia e até, quem sabe… dar um mergulho naquela que é uma das praias favoritas do nosso Presidente da República.

Distância desde Lisboa: cerca de 30 km.

 

Dica:

Se tiver apenas um dia, pela proximidade, poderá passar meio dia em Sintra e outro médio dia em Cascais, aproveitando, pelo meio, por passar pelo Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental (as ilhas portuguesas dos Açores situam-se mais a Ocidente, bem como, por exemplo, a Islândia).

 

Fonte: Wikipédia

ÓBIDOS

A vila medieval de Óbidos é uma das mais pitorescas e bem preservadas de Portugal.

Suficientemente perto de Lisboa e situada num ponto alto, próximo da costa atlântica, Óbidos teve uma importância estratégica no território.

Já ocupada antes de os romanos chegarem à Península Ibérica, a vila tornou-se mais prospera a partir do momento em que foi escolhida pela família real.

Desde que o rei D. Dinis ofereceu a sua esposa D. Isabel, no séc. XIII, ficou a pertencer à Casa das Rainhas que, ao longo das várias dinastias, a foram beneficiando e enriquecendo. É uma das principais razões para se encontrarem tantas igrejas nesta pequena localidade.

Dentro de muralhas, está um castelo – também uma das Sete Maravilhas de Portugal – bem conservado e um labirinto de ruas e casas brancas que encantam quem por ali se passeia.

Qualquer altura é boa para visitar Óbidos. Pelas histórias de amor que ai se contam e pelo ambiente medieval!

Quanto à gastronomia, destaca-se a célebre Ginginha de Óbidos, de preferência servida em copinhos de chocolate.

Durante todo o ano, há vários eventos em Óbidos, como Festival Internacional do Chocolate, o Mercado Medieval, a Vila Natal entre outros.

Distância desde Lisboa: cerca de 85 km.

 

Fonte: Wikipédia

FÁTIMA

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mais conhecido por Santuário de Fátima, está situado na Cova da Iria, em Fátima (Portugal).

A par com Lurdes em França, Nossa Senhora da Guadalupe no México e Nossa Senhora da Aparecida no Brasil, é um dos mais importantes santuários marianos do mundo.

É um local de culto, respeitado por todos e longe de ser exclusivamente para católicos.

O Santuário de Fátima é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

De destacar ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).

Tem imensos parques de estacionamento gratuitos, mas convém ir cedo porque, principalmente, em dias específicos (como os dias 13 entre Maio e Outubro) ou em alguns domingos, é muito difícil estacionar.

Tem também muitas zonas de sombra e zonas para merendas e piqueniques.

Podem levar velas ou comprar lá, para colocar a arder no tocheiro do Santuário.

É normal encontrarmos por lá peregrinos a pagar promessas das mais variadas formas, de joelhos ou mesmo, praticamente, a rastejar, se bem que esta forma não seja normalmente aceitável pelos responsáveis do Santuário e são interpelados para não o fazerem.

Os horários das missas estão disponíveis na internet (aqui)e também no recinto em placardsinformativos.

Fátima é uma cidade de extremos, mesmo durante as estações mais temperadas da Primavera e Outono.

É habitual durante o dia fazer muito calor e muito frio durante a noite. Convém levar chapéu para a cabeça e roupa para o frio caso fiquem o dia todo.

E se for esse o caso, se passarem lá o dia e não forem adeptos do piquenique, Fátima tem muitos restaurantes na zona envolvente do Santuário.

Se querem sentir uma energia verdadeiramente especial e viver um momento inesquecível, assistam a uma procissão das velas à noite. O silêncio, a luz das velas na escuridão da noite, a paz e a fé, são uma combinação que proporciona esse momento tão especial.

Distância desde Lisboa: cerca de 130 km.

 

Dica:

Se tiver apenas um dia pode optar por visitar na mesma viagem Óbidos e Fátima, podendo, ainda, visitar, entre Óbidos e Fátima mais duas das Sete Maravilhas de Portugal: o Mosteiro da Batalha (na vila da Batalha) e o Mosteiro de Alcobaça (na vila de Alcobaça).

 

MOSTEIRO DA BATALHA

Fonte: Wikipédia

MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Fonte: The Lonely Traveler

 

Créditos da Fotografia de destaque: Vortex Magazine

 

 

Para lerem todos os posts sobre Lisboa, podem espreitar aqui:

LISBOA

 

Para entrarem a bordo deste cruzeiro e seguir todos os posts, é aqui que os encontram:

CRUZEIRO MEDITERRÂNEO OCIDENTAL

 

 

O ponto de encontro é aqui:

Blog Até Já!
Facebook
Instagram

 

 

 

Nota Importante:

Se alguma Agência de Viagem, Operador Turístico, empresa ligado ao sector das viagens e do turismo ou qualquer meio de difusão quiser usar este ou outro conteúdo meu, agradeço que me peçam autorização e que usem os devidos créditos.

 

 

Se quiser receber a Newsletter do Até já,  basta inscrever-se na barra lateral lado direito.

Fico feliz por estarmos mais perto!

 

 

 

Já me seguem nas redes sociais?

Facebook | Instagramdic

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *