CRUZEIROS,  DESTINOS,  Portos / Terminais,  ROTEIROS & DICAS

CRUZEIRO DUBAI + GOLFO PÉRSICO | BAHRAIN | Informações + Porto / Terminal

Prosseguimos a nossa viagem e estamos na capital do Bahrain: Manama.

Desta vez para vos trazer informações sobre Manama e também sobre o Porto / Terminal, que é sempre importante saber quando se viaja de cruzeiro.

No post anterior, partilhámos os Imperdíveis de Manama, já espreitaram? Não? Então aqui está:

IMPERDÍVEIS MANAMA

O Reino do Bahrain é um arquipélago, situado no Golfo Pérsico, a Oriente da Arábia Saudita que obteve a independência do Reino Unido em 15 Agosto 1971.

Com 780 km², a 3ª menor nação na Ásia, após as Ilhas Maldivas e Singapura.

A religião oficial é o Islão. No país reside uma maioria (54%) de cidadãos estrangeiros provenientes de países do sudeste asiático, pertencendo os restantes 46% à população autóctone, com uma maioria significativa professando adesão ao ramo xiita do Islão.

O actual Chefe de Estado é o Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa e o Príncipe Herdeiro é o seu filho Salman Bin Hamad Al-Khalifa, ambos sunitas.

O Bahrain é uma monarquia constitucional, onde existem duas Câmaras parlamentares: o Conselho Consultivo, cujos membros são nomeados pelo Rei, e a Câmara dos Representantes, cujos deputados são eleitos por sufrágio secreto e universal.

O Bahrain é a 1ª economia pós-petróleo no Golfo Pérsico: desde o final do século XX, o país investe nos sectores bancário e do turístico. Assim, muitas grandes instituições financeiras estão presentes em Manama, a capital do país. 

O país possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano e é reconhecido pelo Banco Mundial como uma economia de elevado rendimento

 

 

LÍNGUA

A língua oficial é o árabe, sendo o inglês, farsi e urdu amplamente usados pelas comunidades de expatriados ali residentes.

 

CLIMA

Entre Maio e Setembro as temperaturas oscilam entre os 35º e os 45ºC.

Mas de Outubro a Abril a temperatura média ronda os 25ºC (os cruzeiros são realizados durante este período). 

 

MOEDA

O dinar do Bahrain (BHD). Existe uma cotação fixa entre o BHD e o dólar dos EUA (USD) à taxa de 1 BHD= 2.65 USD. 

As entidades bancárias funcionam normalmente. São aceites os cartões de crédito normalmente utilizados internacionalmente. 

O dólar norte-americano é a moeda estrangeira mais utilizada, mas o euro é aceite em muitos locais (pagámos em euros em mais do que uma loja).

O cartão de débito e de crédito é aceite na generalidade dos estabelecimentos comerciais, nomeadamente, nas lojas dos shopping centers.

 

 

SEGURANÇA

É muito elevada nas várias regiões que visitámos. Em nenhuma situação nos sentimos mais inseguros do que em Portugal.

O Bahrain é, assim, um país seguro para os turistas, com taxa criminalidade e delinquência baixíssimas, sendo as visitas, de uma forma geral, pacíficas. 

Ainda assim, os viajantes deverão acompanhar as notícias locais, em virtude da existência de focos de oposição, por vezes violentos. 

Desde o início do ano de 2017, ocorreram com maior frequência episódios de violência, em certas zonas de predominância xiita e com resposta das autoridades.

Não há sinal de que estrangeiros tenham sido visados ou sequer envolvidos. Aconselha-se contudo uma postura geral de prudência, particularmente evitando locais onde se verifiquem concentrações ou manifestações políticas.

 

 

PORTO / TERMINAL DE CRUZEIROS DE MANAMA

Os terminais de cruzeiros do Bahrain situam-se em Muscat.

Os navios de cruzeiro atracam principalmente no porto de Khalifa Bin Salman, com um moderno terminal de cruzeiros e uma loja duty-free (que inclui bebidas alcoólicas). 

Como o terminal de cruzeiros está localizado dentro de um porto comercial, os passageiros não podem sair do terminal a pé. Portanto, é necessário obter um transfer para a entrada do porto. 

O porto de Mina Salman, mais próximo da cidade, também pode ser usado para navios de cruzeiro.

No Bahrain, param vários navios de cruzeiros que fazem viagens pela Península da Arábia.

Tipicamente os cruzeiros para a Índia, ou os cruzeiros de reposicionamento para a Europa e Ásia não utilizam este porto.

 

 

COMO CHEGAR E SAIR DO TERMINAL DE CRUZEIROS DE MANAMA?

 

As formas mais fáceis para ir dos terminais será através dos shuttles providenciados pelas companhias de cruzeiros ou ir de táxi. 

O Souk de Manama situa-se a cerca de 20 kms do terminal de cruzeiros de Khalifa Bin Salman.

 

 

Por sua vez, o porto de Mina Salman, fica a apenas 8 km do Souk de Manama.

 

 

O transfer do navio, tipicamente sem custos, deixa-o no centro da cidade de Manama, a uma curta distância do Souk de Manama.

Os outros locais turísticos do Bahrain não estão próximos, por isso, se quiser ver outras atracções, é melhor fazer uma excursão do próprio navio ou contratar um táxi, que se encontram perto da paragem do transfer.

 

TÁXI

Os táxis do Bahrain têm taxímetro, mas, nem todos os táxi têm taxímetro ou, por vezes, estão avariado.

Atenção que os preços podem ser elevados.

Para viagens mais longas é conveniente negociar uma taxa por hora ou pelo trajecto. 

De um modo geral, os táxis estão em bom estado e dispõem de ar condicionado. 

Tipicamente os motoristas falam inglês.

 

 AUTOCARROS HOP-ON-HOP-OFF

Dada a reduzida dimensão do país, não existem estes autocarros.

 

AUTOMÓVEL

É possível alugar carro uma vez que as principais operadoras do sector estão presentes no país. A carta de condução portuguesa é válida.

 

 

Créditos das Fotografias: Até já!

 

 

Para entrarem a bordo deste cruzeiro e seguir todos os posts, é aqui que os encontram:

CRUZEIRO DUBAI

 

 

Nota Importante:

Se alguma Agência de Viagem, Operador Turístico, empresa ligado ao sector das viagens e do turismo ou qualquer meio de difusão quiser usar este ou outro conteúdo meu, agradeço que me peçam autorização e que usem os devidos créditos.

 

 

Se quiser receber a Newsletter do Até já,  basta inscrever-se na barra lateral lado direito.

Fico feliz por estarmos mais perto!

 

 

 

Já me seguem nas redes sociais?

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *