CRUZEIRO DUBAI + GOLFO PÉRSICO | OMÃ | MUSCAT Informações + Porto / Terminal
Prosseguimos a nossa viagem e chegámos à capital de Omã: Muscat.
Desta vez para vos trazer informações sobre Muscat e também sobre o Porto / Terminal, que é sempre importante saber quando se viaja de cruzeiro.
No post anterior, partilhámos os Imperdíveis de Muscat, já espreitaram? Não? Então aqui está:
IMPERDÍVEIS MUSCAT
Omã é uma monarquia absoluta, liderada pelo Sultão Sultan Qaboos bin Said al Said desde 1970.
É o actual governante mais antigo no Oriente Médio, e o 3º monarca cujo reinado é o mais longo do Mundo, a seguir à Rainha de Inglaterra e ao Sultão do Brunei.
Omã possui reservas de petróleo, tendo, sendo, segundo a OPEP, o 21º país do Mundo com mais reservas.
No entanto, em 2010, o PNUD classificou Omã como a nação mais aprimorada no Mundo em termos de desenvolvimento durante os últimos 40 anos.
Uma parcela significativa de sua economia vem do turismo e do comércio de peixes, e de certos produtos agrícolas. Esse facto diferencia o país das economias exclusivamente dependentes do petróleo, como seus vizinhos.
Omã é classificado como uma economia de elevado rendimento e ocupa a posição 74º de países mais pacíficos do Mundo, de acordo com o Índice Global da Paz.
LÍNGUA
A língua oficial é o árabe, e a 2.ª língua mais falada é o inglês.
CLIMA
Entre Maio e Setembro as temperaturas oscilam entre os 35º e os 45ºC.
Mas de Outubro a Abril a temperatura média ronda os 25ºC (os cruzeiros são realizados durante este período).
MOEDA
O Real de Omã (OMR). Existe uma cotação fixa entre o OMR e o dólar dos EUA (USD) à taxa de 1 OMR= 2.6008 USD.
As entidades bancárias funcionam normalmente. São aceites os cartões de crédito normalmente utilizados internacionalmente.
O dólar norte-americano é a moeda estrangeira mais utilizada, mas o euro é aceite em muitos locais (pagámos em euros em mais do que uma loja).
O cartão de débito e de crédito é aceite na generalidade dos estabelecimentos comerciais, nomeadamente, nas lojas dos shopping centers.
SEGURANÇA
É muito elevada nas várias regiões que visitámos. Em nenhuma situação nos sentimos mais inseguros do que em Portugal.
Todavia, deve adoptar-se as normas de segurança e vigilância habituais e ter presente que a lei islâmica é estritamente observada.
Recomenda-se o respeito pelos usos e costumes locais. A posse e consumo de álcool e drogas são proibidos por Lei.
No caso das drogas, a sua posse e/ou consumo são severamente punidos por Lei.
A condução sob o efeito de álcool e/ou drogas é punido com pena de prisão, sendo o passaporte retido pelas autoridades até o caso judicial estar resolvido.
É recomendável precaução fora dos centros urbanos e circuitos turísticos. Pode conduzir munido da carta de condução portuguesa, desde que não seja residente.
São desaconselhadas todas as deslocações às regiões fronteiriças com o Iémen por motivos de segurança que incluem o risco de rapto por grupos terroristas.
São igualmente desaconselhadas as deslocações à província de Dhofar, salvo por motivos imperativos, em virtude do risco de infiltração de grupos terroristas a partir do Iémen
PORTO / TERMINAL DE CRUZEIROS DE MUSCAT
O Terminal de Cruzeiros de Muscat é o principal de Omã.
Aqui param vários navios de cruzeiros que fazem viagens pela Península da Arábia, mas também para a Índia, cruzeiros de reposicionamento para a Ásia, nomeadamente, para Singapura, China ou Japão.
Não há nada de especial para fazer no terminal de cruzeiros, o que é bastante rudimentar. Todavia, tem a vantagem de ser perto dos souks e da corniche.
COMO CHEGAR E SAIR DO TERMINAL DE CRUZEIROS DE MUSCAT?
O porto está situado em Muttrah, na parte mais antiga da cidade.
Não é possível apanhar um cruzeiro em Muscat, logo a informação da distância entre o aeroporto e o terminal de cruzeiros não é relevante.
O porto providencia um shuttle gratuito (que dura cerca de 3 minutos) desde o navio até à saída do porto.
O souk de Muttrah fica apenas a umas centenas de metros, sendo que a outra principal atracção mais perto é a corniche.
Atenção que ao sair do shuttle teremos dezenas de taxistas a propor as mais diversas excursões pelos mais variados preços.
Apesar de insistentes são educados e pudemos conversar (e negociar) com alguns a melhor proposta.
TÁXI
Os preços dos táxi estão tabelados pelo Governo à hora. Custam 10 reais omanis (OMR) p/ hora (cerca de €24 ) durante as primeiras três horas e 7 OMR nas horas seguintes.
Os motoristas de táxi são muito agradáveis em Omã. Todos são omanis, uma vez que esta profissão é reservadas para os cidadão nacionais.
Os táxis estão em bom estado, dispõem de ar condicionado, os motoristas falam inglês e têm orgulho em mostrar o país.
Tipicamente não é necessário definir uma rota, uma vez que os motoristas são pro-activos e apresentarão as principais atracções da cidade.
AUTOCARROS HOP-ON-HOP-OFF
A Big Bus Tour tem autocarros que partem à saída do terminal de cruzeiros.
É uma opção que pode ficar mais cara que o táxi, mas tem a vantagem de se poder andar por todo o lado, entrando e saindo nos locais desejados.
AUTOMÓVEL
É possível alugar carro uma vez que as principais operadoras do sector estão presentes no país. A carta de condução portuguesa é válida.
Créditos das Fotografias: Até já!
Para entrarem a bordo deste cruzeiro e seguir todos os posts, é aqui que os encontram:
CRUZEIRO DUBAI
Nota Importante:
Se alguma Agência de Viagem, Operador Turístico, empresa ligado ao sector das viagens e do turismo ou qualquer meio de difusão quiser usar este ou outro conteúdo meu, agradeço que me peçam autorização e que usem os devidos créditos.
Se quiser receber a Newsletter do Até já, basta inscrever-se na barra lateral lado direito.
Fico feliz por estarmos mais perto!
Já me seguem nas redes sociais?