CRUZEIROS

Mas afinal os CRUZEIROS são ou não são para mim?

Quando escrevi o post sobre com 10 vantagens de se fazer férias em cruzeiros, referi que iria também fazer um post sobre as desvantagens. É justo!

Podem ler o post aqui:

Porque deve fazer um CRUZEIRO nas próximas férias?

Não somos todos iguais (e ainda bem) e nem tudo o que é espectacular para uns é igualmente espetacular para outros!

Concordam? 🙂

Porque nem todas as pessoas apreciam este tipo de férias, desta vez, vim partilhar 10 desvantagens de se fazer um cruzeiro.

 

#1 Fobia a Mar

Apesar de quase não se sentir o mar e de ser completamente seguro, é óbvio que para as pessoas que têm fobia a mar, barcos, ondas e tudo o que se passa no oceano, não me parece que seja uma boa ideia escolherem os cruzeiros como modo de férias. Até porque a chegada e partida dos portos é sempre um momento memorável e para quem tem fobia passa a ser um momento de tortura.

 

#2 Enjoos

O mesmo se passa com quem enjoa. Andar 8 dias enjoado não é vida para ninguém, porque, apesar do navio abanar pouco, abana sempre qualquer coisa, o suficiente para deixar as pessoas mais propensas a isso enjoadas.

 

#3 Sem Horários

Para quem gosta das férias sem horários para jantar, sem programar o dia seguinte, sem querer ter um plano a seguir, então os cruzeiros não são adequados.

Há horas específicas para o jantar, a menos que se escolha o buffet. Há também horas especificas para embarque e desembarque e todos os dias há um programa diário programado pela companhia com os eventos do dia.

 

#4 Tempo para Conhecer os Destinos

Se é aquela pessoa que gosta de ir sem destino, ao seu ritmo a conhecer as cidades sem ter que voltar à hora marcada, então os cruzeiros não dão para si!

Todos os dias que chegamos a um porto, temos uma hora de chegada e de partida, independentemente de serem 4h ou 8h. São para ser cumpridas e a cidade tem que ser vista dentro das horas que estão destinadas.

 

#5 Muitas Pessoas

Estar num cruzeiro é estar a bordo com mais 2, 3, 4 ou 5 mil pessoas. Apesar de não ser a confusão constante, há momentos que há aglomerados, como nas refeições, nos desembarques e embarques, nas áreas de entretenimento e piscina. Por isso, se não gostam de ter mais do que 3 ou 4 pessoas perto, esqueçam os cruzeiros!

 

#6 Gorjetas

Se é contra qualquer tipo de gorjetas então talvez opte por outro tipo de férias. Porque, apesar de não ser obrigatório em todas as companhias de cruzeiros, na maioria há um hábito de dar gorjeta (que até pode ser cobrado antecipadamente, ou, debitado diariamente na sua conta corrente), excepto se o serviço for mau.

 

#7 Partilhar Mesa

Se for fazer um cruzeiro com um grupo ou família grande, é normal que fiquem todos juntos na mesma mesa na hora de jantar. Mas se forem em casal ou em menor número é frequente serem colocados em mesas com outros passageiros. Geralmente da mesma nacionalidade ou idioma semelhante. Mas, se não gostam deste tipo de coisas então há que pensar bem!

 

#8 Tudo Incluído

Se estão habituados ao tudo incluído em hotéis e resorts, nos cruzeiros é um pouco diferente, porque nem tudo está incluído.

As bebidas não estão, são vendidas à unidade ou em pacote dentro do cruzeiro. Há por vezes promoções de tudo incluído para alguns destinos ou épocas do ano que podem sempre aproveitar.

 

#9 Depender das Condições Climatéricas

As paragens nos portos estão sempre dependentes do estado do mar e das conduções climatéricas. Nem sempre dá para cumprir com o que estava planeado.

Há que saber aceitar e tentar aproveitar o dia a bordo da melhor maneira.

Mas se não gostam deste tipo de eventualidades e até contrariedades, então optem por outro tipo de férias.

 

#10 Tédio vs Pouco Tempo para Descansar

Já conheci algumas pessoas que se queixaram desta ambiguidade.

Ora dizem que em dias de navegação há momentos de tédio, ora dizem que em dias que o navio está atracado há muita agitação e horários a cumprir.

Por isso, se estes extremos também vos incomodam, então digam adeus ao comandante!

 

E vocês, gostam de fazer cruzeiros?

Já fizeram algum, ponderam fazer?

Ou descartam por completo?

Deixem nos comentários, vou gostar de saber! 🙂

 

Podem ler mais sobre Cruzeiros aqui:

Porque deve fazer um CRUZEIRO nas próximas férias?

Principais Companhias de CRUZEIRO

 

 

Créditos da fotografia: Wilhelmsen

 

Já me seguem nas redes sociais?

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *